top of page

tratamento de gengiva

               A gengivite e periodontite são doenças relacionadas entre si, pois o agravamento de uma é o que acaba ocasionando a outra. Conheça melhor as características de cada doença periodontal:

Gengivite

                Entre a gengivite e periodontite, esta é considerada a mais branda das doenças periodontais. Apesar de amena em seu estágio inicial, essa condição pode evoluir para uma doença mais grave, a periodontite. A gengivite é conhecida por causar inchaço na gengiva e sangramento. Mas, em muitos casos, essas alterações são leves e pequenas, e podem passar despercebidas, o que pode ocasionar danos mais graves.O resultado dessa inflamação e infecção é uma possível destruição dos tecidos que suportam e sustentam os dentes — gengiva e osso — levando à mobilidade dos dentes e, consequentemente, à sua perda. Até mesmo o caso mais leve de gengivite tem o potencial de se transformar em uma doença periodontal prejudicial se não for tratada adequadamente.

Embora é comum a gengivite não causar dor, existem alguns sinais e sintomas que podem apontar a presença da doença:

  • gengivas vermelhas ou inchadas;

  • sangramento ao escovar; 

  • halitose (mau hálito);

  • sensação de gosto ruim na boca; 

  • gengivas retraídas;

  • gengiva com aspecto lustroso e brilhante;

  • gengivas sensíveis ao toque e a escovação.

 

Periodontite

                A periodontite é uma doença inflamatória crônica ou aguda da gengiva e do periodonto, que causa destruição do tecido conjuntivo, do ligamento periodontal, perda óssea e, consequentemente, perda dos dentes. 

Como resultado da má escovação dos dentes e da falta do uso do fio dental regularmente, ocorre a formação de um biofilme responsável pela formação da placa bacteriana. Mais de 500 tipos diferentes de microorganismos patógenos estão presentes na placa bacteriana. Eles  liberam uma grande variedade de produtos e subprodutos biologicamente ativos, incluindo peptídeos quimiotácticos, toxinas proteicas, lipopolissacarídios (endotoxinas) e ácidos orgânicos. Essas moléculas difundem-se no tecido gengival e iniciam uma resposta inflamatória que resulta na gengivite. Infelizmente, muitas pessoas não conseguem manter a higiene bucal adequada, permitindo que um processo de inflamação continue de forma despercebida.

                Para evitar doenças como a gengivite e periodontite, conheça algumas práticas corretas de escovação dos dentes e uso do fio dental para realizar todos os dias. Também não deixe de fazer visitas regulares ao dentista, ele pode perceber esses problemas muito antes de desenvolverem para casos críticos. 

Entre em contato a Dra Fernanda da Fontoura  para marcar a sua consulta!

                Cuidar da sua saúde envolve também ter hábitos diários de limpeza bucal. Afinal, muitas pessoas não sabem, mas nos primeiros estágios, a maioria dos sintomas de que há algo errado não se apresentam ou se manifestam. Por estes motivos, a odontologia preventiva nunca foi tão importante para a os pacientes. Você sabia que de acordo com o Centro para o Controle de Doenças – Atlanta (CDC), a cárie afeta até 60% das crianças até a idade de 15 anos? E as doenças de gengiva, desgaste dos dentes e reabsorção óssea podem atingir até 95% dos adultos! Desta forma, conhecer os cuidados com a saúde bucal e as indicações deste ramo da odontologia podem te ajudar a evitar problemas no futuro. 
 

Get a Quote

This is a Paragraph. Click on "Edit Text" or double click on the text box to start editing the content.

Thanks for submitting!
bottom of page